QUEM SOMOS

O Coletivo Mulheres da Parada

Mulheres gonçalenses organizadas

Em março de 2020, em virtude da pandemia causada pelo COVID- 19 um grupo de mulheres do bairro Sacramento em São Gonçalo, uniu forças para levar alimentos para famílias da comunidade Parada São Jorge que estavam em situação de insegurança alimentar devido às medidas de isolamento social.

A partir da mobilização para realização do Mercadinho Solidário MP, foi criada a Associação Mulheres da Parada,  formando uma rede mulheres potentes de diversas regiões do país. 

O Mercadinho Solidário MP é uma ação que possibilita famílias em vulnerabilidade social e econômica terem acesso aos alimentos que precisam sem custo algum. As atendidas comparecem ao mercadinho escolhem o que levar, aumentam ou diminuem a quantidade dos produtos de acordo com a necessidade e tamanho da família. 

Em seguida foram criados os projetos Donas da Parada e Donas da Agro. Desde então mais de 13.000 atendimentos foram realizados, mais de 1.500 pessoas foram beneficiadas diretamente e 7500 indiretamente. Foram realizadas 15 formações na área da beleza, gastronomia e arte para promoção do empreendedorismo e geração de renda. Por fim, com o projeto Donas da Agro houve 01 formação de Sistemas Agroflorestais, além de plantio de agroflorestas em áreas urbanas.

Outro resultado importante trata-se da disseminação da metodologia da organização, com a elaboração de um curso online “COMO REPLICAR O MERCADINHO SOLIDÁRIO” para lideranças comunitárias de todo Brasil. 

Uma inovação relevante é o fato de ser uma ação idealizada por mulheres da comunidade com soluções criativas e inovadoras que só poderiam ser criadas por quem tem experiência empírica dos problemas a serem solucionados.

QUEM TEM FOME NÃO PODE ESPERAR.

como doar?

Resposta a algumas dúvidas sobre o projeto.

O pix para doação é o e-mail [email protected]


Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0889
Conta:4811-8
Operação 003

CNPJ 45819632/0001-10
Razão Social: Associação Mulheres da Parada

 

Sim, você pode trazer ou enviar os alimentos para a nossa sede onde funciona o Mercadinho Solidário.

Antes de fazer o seu envio entre em contato com a nossa colaboradora Renata Calheiros pelo telefone 21 98664-7994 para combinar a entrega.

Nosso endereço é: Estrada de Santa Izabel 1169, Santa Izabel, Sacramento – São Gonçalo – Cep 24735-040.

Escreva um e-mail para [email protected] ou ligue para (21) 97047-1440